Bandeira preta: o que muda nas regiões do RS com risco altíssimo para coronavírus – cachoeirinhaNEWS.net

cachoeirinhaNEWS.net

News

 Breaking News

Bandeira preta: o que muda nas regiões do RS com risco altíssimo para coronavírus

Imagem: Google.com

Bandeira preta: o que muda nas regiões do RS com risco altíssimo para coronavírus
fevereiro 26
22:02 2021

Governador Eduardo Leite anunciou que todo o Estado terá essa classificação a partir de sábado.

O governador Eduardo Leite anunciou, em transmissão ao vivo nesta quinta-feira (25), que todo o Rio Grande do Sul entrará em bandeira preta a partir deste sábado (27). A alteração se deve ao agravamento dos indicadores da pandemia em todas as regiões. Também foi suspenso o sistema de cogestão, que permite a municípios flexibilizarem as regras de acordo com planos regionais.

No sistema desenvolvido pelo Estado, o risco de contágio da doença é indicado pelas cores amarela, laranja, vermelha e preta. Essa última cor impõe medidas ainda mais restritivas às atividades do que a vermelha, mas não se traduz em lockdown — considerada a medida mais extrema para conter o vírus. Em geral, nos locais em que o lockdown foi aplicado, são raras as exceções em que é permitido sair à rua. 

Permanecerá a suspensão de atividades gerais entre as 20h e às 5h em todo o Estado, que já estava em vigor desde o último sábado (20) até o dia 7 de março.

Durante o programa Gaúcha+ desta sexta-feira (26), o diretor do Departamento de Auditoria do SUS e membro do Gabinete de Crise da Secretaria da Saúde, Bruno Naundorf, e o assessor técnico no Comitê de Dados do Estado do RS, Felipe Augusto Belle, que responderam dúvidas de ouvintes sobre as restrições de atividades. 

Confira as restrições da bandeira preta

Comércio

  • Comércios com itens essenciais: podem funcionar, seja na rua, em centros comerciais ou shoppings, com restrições. Equipes de no máximo 25% dos trabalhadores são permitidas. 
  • Comércio não essencial: fechado

Exemplos:

  • Supermercados, mercados de bairro, farmácias, lojas de materiais de construção, autopeças: podem abrir
  • Feiras livres: podem funcionar
  • Lojas de eletrodomésticos e móveis, pet shops, agropecuárias, de vestuário, calçados, veículos: não podem funcionar

Educação

Só podem ocorrer de forma remota, exceto Educação Infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Uma decisão liminar, em Porto Alegre, vedou as atividades presenciais para todas as áreas nas escolas municipais.

  • Em atividades práticas para conclusão de curso de Ensino Médio e Técnico, Ensino Superior e pós-graduação da área da saúde, o ensino presencial é permitido com 50% alunos e 50% dos professores. 
  • Atividades de laboratório, necessárias à manutenção de seres vivos, podem ser realizadas presencialmente, com no máximo 25% da equipe ao mesmo tempo.
  • Cursos de dança, música, idiomas e esportes também não tem permissão para funcionar presencialmente.

Serviços

Serviço público
Apenas áreas da saúde, segurança, ordem pública e atividades de fiscalização atuam com 100% das equipes. Demais serviços, atuam no máximo 25% dos trabalhadores presencialmente.

Serviços essenciais
Serviços essenciais à manutenção da vida, como Assistência à Saúde Humana e Assistência Social, seguem operando com 100% dos trabalhadores e atendimento presencial.

 Consultórios
Serviços de saúde podem continuar funcionando de forma presencial. Mas a recomendação é tentar fazer o máximo de consultas e sessões, quando possível, de forma virtual. 

Restaurantes, lancherias e bares
Podem funcionar somente no sistema de telentrega, drive-thru e pague e leve até 20h. Após esse horário, apenas no sistema de telentrega. Restaurantes de beira de estrada e de rodoviárias podem atender ao público, por se enquadrarem em atividades essenciais por causa dos viajantes.

Salões de cabeleireiro e barbeiro
Permanecem fechados, assim como serviços domésticos.

Academias
Academias, centros de treinamento, quadras, clubes sociais e esportivos também devem permanecer fechados. 

Lazer
Ficam proibidos de atuar parques temáticos, zoológicos, teatros, auditórios, casas de espetáculos e shows, circos, cinemas e bibliotecas. Demais tipos de eventos, seja em ambiente fechado ou aberto, não devem ocorrer.

Escritórios de contabilidade e advocacia
Podem funcionar com 25% dos trabalhadores e com mínimo de atendimentos possíveis.

Tabelionatos e cartórios de registro
Podem funcionar com redução de trabalhadores e de público dentro dos ambientes.

Imobiliárias
Somente em teletrabalho. Não podem abrir ao público.

Bancos, lotéricas e casas de câmbio
Podem funcionar com metade dos trabalhadores, com teleatendimento e com atendimento individual sob agendamento.

Oficina mecânica
Pode funcionar 

 Exame de direção para CNH
Pode ocorrer 

Habitação e condomínios

Hotéis e pousadas
Podem funcionar com redução de público. Não é permitido o uso de áreas comuns, como piscinas e espaços de jogos, por exemplo.

Áreas comuns em condomínios
As áreas comuns em condomínios prediais, residenciais e comerciais ficam fechadas. No caso de academias situadas em condomínios, o atendimento pode ser feito de forma individualizada ou entre coabitantes.

Piscinas
Não podem funcionar 

Religião

Missas e cultos
Missas e serviços religiosos podem operar sem atendimento ao público, com 25% dos trabalhadores, para captação de áudio e vídeo das celebrações.

Transporte

Transporte coletivo
No transporte coletivo municipal e metropolitano de passageiros, é permitido ocupar 50% capacidade total do veículo, com janelas abertas.

Transporte por aplicativo
Pode funcionar com 50% da capacidade. Se um carro tem cinco lugares, poderá transportar apenas dois passageiros, por exemplo. As janelas precisam ficar abertas e todos devem usar máscaras.

Locais públicos

Beira da praia
É permitido o banho de mar e circulação na faixa de areia, com uso de máscara. Não é permitida a permanência no local. Não é permitido esporte coletivo, como futebol, por exemplo. O esporte individual, como corridas e caminhadas, é permitido.

Praças e parques
Não é permitida a permanência nesses locais. Mas é permitida a circulação de pessoas e a realização de exercícios individuais, como caminhadas e corridas, por exemplo.

Hotéis e pousadas
Podem funcionar com redução de público. Não é permitido o uso de áreas comuns, como piscinas e espaços de jogos, por exemplo.

Indústria

Pode funcionar. Em geral, com 75% dos trabalhadores. Mas pode variar de indústria para indústria. Estão autorizadas a operar além do horário das 20h.

Construção civil
Pode operar com 75% dos trabalhadores, com uso obrigatório e correto de máscara e preservada a distância de 1 metro por trabalhador.

Serviços funerários

Funerárias
Podem funcionar.

Velórios
Podem ocorrer, mas com redução de público. Se a morte for por coronavírus, os cuidados são ainda maiores e o público ainda menor.

Pesca

Pesca como atividade econômica pode ocorrer. Pesca por lazer não está permitida.

Fonte: GZH

About Author

admin

admin

Liber iudicabit scribentur quo an, quo id porro labitur tractatos, sea dolorum forensibus disputando ut. Mel nibh sonet ne, laudem vidisse habemus ei sed, te stet diceret necessitatibus nam. Molestie vituperatoribus est an, an dicunt aeterno usu, cu mea admodum interesset. At etiam discere euismod has.

Related Articles

%d blogueiros gostam disto: