Bandeira Preta passa a vigorar a partir deste sábado em todo o Estado – cachoeirinhaNEWS.net

cachoeirinhaNEWS.net

News

 Breaking News

Bandeira Preta passa a vigorar a partir deste sábado em todo o Estado

Arte: Alessandra Fagundes/PMC

Bandeira Preta passa a vigorar a partir deste sábado em todo o Estado
fevereiro 26
16:29 2021

Sistema de Cogestão foi suspenso e vigência da Bandeira foi antecipada para conter a disseminação do Coronavírus. Veja o que pode ou não funcionar.

A partir deste sábado, 27, até o domingo, dia 7 de março, todo o Estado estará sob os protocolos da Bandeira Preta. O sistema de Cogestão, que vinha sendo adotado pela Região Metropolitana, foi suspenso pelo Governo do Estado devido ao avanço sem precedentes do Coronavírus e a possibilidade de colapso do sistema de Saúde. “A pandemia está num nível que nunca esteve desde o seu início.

Quem está indo para um leito de UTI, mais da metade não tem sobrevivido, nosso hospital de Campanha nunca teve tantas pessoas internadas e o nível de contágio está aumentando de forma assustadora, numa velocidade que nós nunca havíamos presenciado. A gente lamenta muito ter chegado nesta situação. Todos queremos trabalhar, mas há uma avaliação técnica e científica de que nós temos que frear esta contaminação.

Não é uma decisão fácil. Não gostaria de ver nada fechado na nossa cidade, mas a crise é muito grande e não somos uma ilha.”, comentou o prefeito Miki Breier logo após a reunião do governo estadual com os prefeitos. A suspensão geral de atividades das 20h às 5h, em todo o Estado, determinada na segunda-feira, 22, será mantida pelo menos até as 5h do dia 2 de março e deverá ser prorrogada. Somente comércio e serviços essenciais poderão funcionar e a atividade industrial será reduzida. As aulas presenciais permanecem suspensas, com a exceção da Educação Infantil e do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.

O restante dos anos escolares, assim como Ensino Superior, só podem funcionar de forma remota. A exceção é o atendimento individualizado e sob agendamento para atividades práticas essenciais para conclusão de curso de Ensino Médio Técnico concomitante e subsequente, Ensino Superior e pós-graduação da área da saúde (pesquisa, estágio curricular obrigatório, laboratórios e plantão), e Ensino Médio Técnico subsequente, Ensino Superior e pós-graduação (somente atividades práticas essenciais para conclusão de curso: pesquisa, estágio curricular obrigatório, laboratórios e plantão).

Protocolos da Bandeira Preta.Ficam fechados:
Comércio não essencial;- Salões de cabeleireiro e barbeiro e serviços domésticos;-  Academias, centros de treinamento, quadras, clubes sociais e esportivos, teatros, cinemas, parques, museus, bibliotecas, ateliês, CTGs, feiras e exposições, reuniões, salões de festas, competições esportivas, pets;- Lavanderias, apenas telentrega, pegue/leve ou drive thru;-  Todas as áreas comuns de lazer dos condomínios devem permanecer fechadas. Academias destes locais, somente atendimento individualizado sob agendamento;- Missas e serviços religiosos: sem atendimento ao público.

Podem funcionar com 25% dos trabalhadores, para captação de áudio e vídeo das celebrações;- Suspensão das aulas presenciais, exceto para a Educação Infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental (é opcional o ensino remoto). Está autorizado somente o ensino remoto, em todos os níveis, nas escolas e instituições públicas e privadas;- Cursos de dança, música, idiomas e esportes também não têm permissão para funcionar presencialmente. 

Podem funcionar com restrições:
Comércio essencial: na rua ou em centros comerciais e shoppings. Equipes de, no máximo, 25% dos trabalhadores são permitidas e ocupação de uma pessoa a cada 8m²;- Restaurantes: apenas com telentrega e pague e leve, e 25% da equipe de trabalhadores. Essa definição também vale para lanchonetes, lancherias e bares;- Bancos, lotéricas e similares: podem realizar atendimento individual, sob agendamento, com 50% dos funcionários;- Transporte coletivo municipal e metropolitano: é permitido ocupar 50% da capacidade total do veículo, com janelas abertas;- Indústria, com 75% dos trabalhadores, presencial restrito;

Serviço público: apenas áreas da saúde, segurança, ordem pública e atividades de fiscalização atuam com 100% das equipes. Demais serviços atuam com no máximo 25% dos trabalhadores presencialmente. Serviços essenciais à manutenção da vida, como assistência à saúde humana e assistência social, seguem operando com 100% dos trabalhadores e atendimento presencial;- Locais públicos abertos, como parques, praças, faixa de areia e mar, devem ser utilizados somente para circulação, respeitado o distanciamento interpessoal e o uso obrigatório e correto de máscaras.

É proibida a permanência nesses locais..O governo fez um comparativo entre as bandeiras preta e vermelha: 

https://www.estado.rs.gov.br/upload/arquivos//protoc-comparativo-preta-verm-250221.pdf.

Texto: Vanessa Martins/PMCEdição:
Gisele Ortolan/PMC
Arte: Alessandra Fagundes/PMC

Fonte: Prefeitura de Cachoeirinha

RECEBA NOTÍCIAS POR E-MAIL

Facebook – CachoeirinhaNEWS

Calendar

abril 2021
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930