Bandeira Preta passa a vigorar a partir deste sábado em todo o Estado – cachoeirinhaNEWS.net

cachoeirinhaNEWS.net

News

 Breaking News

Bandeira Preta passa a vigorar a partir deste sábado em todo o Estado

Arte: Alessandra Fagundes/PMC

Bandeira Preta passa a vigorar a partir deste sábado em todo o Estado
fevereiro 26
16:29 2021

Sistema de Cogestão foi suspenso e vigência da Bandeira foi antecipada para conter a disseminação do Coronavírus. Veja o que pode ou não funcionar.

A partir deste sábado, 27, até o domingo, dia 7 de março, todo o Estado estará sob os protocolos da Bandeira Preta. O sistema de Cogestão, que vinha sendo adotado pela Região Metropolitana, foi suspenso pelo Governo do Estado devido ao avanço sem precedentes do Coronavírus e a possibilidade de colapso do sistema de Saúde. “A pandemia está num nível que nunca esteve desde o seu início.

Quem está indo para um leito de UTI, mais da metade não tem sobrevivido, nosso hospital de Campanha nunca teve tantas pessoas internadas e o nível de contágio está aumentando de forma assustadora, numa velocidade que nós nunca havíamos presenciado. A gente lamenta muito ter chegado nesta situação. Todos queremos trabalhar, mas há uma avaliação técnica e científica de que nós temos que frear esta contaminação.

Não é uma decisão fácil. Não gostaria de ver nada fechado na nossa cidade, mas a crise é muito grande e não somos uma ilha.”, comentou o prefeito Miki Breier logo após a reunião do governo estadual com os prefeitos. A suspensão geral de atividades das 20h às 5h, em todo o Estado, determinada na segunda-feira, 22, será mantida pelo menos até as 5h do dia 2 de março e deverá ser prorrogada. Somente comércio e serviços essenciais poderão funcionar e a atividade industrial será reduzida. As aulas presenciais permanecem suspensas, com a exceção da Educação Infantil e do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.

O restante dos anos escolares, assim como Ensino Superior, só podem funcionar de forma remota. A exceção é o atendimento individualizado e sob agendamento para atividades práticas essenciais para conclusão de curso de Ensino Médio Técnico concomitante e subsequente, Ensino Superior e pós-graduação da área da saúde (pesquisa, estágio curricular obrigatório, laboratórios e plantão), e Ensino Médio Técnico subsequente, Ensino Superior e pós-graduação (somente atividades práticas essenciais para conclusão de curso: pesquisa, estágio curricular obrigatório, laboratórios e plantão).

Protocolos da Bandeira Preta.Ficam fechados:
Comércio não essencial;- Salões de cabeleireiro e barbeiro e serviços domésticos;-  Academias, centros de treinamento, quadras, clubes sociais e esportivos, teatros, cinemas, parques, museus, bibliotecas, ateliês, CTGs, feiras e exposições, reuniões, salões de festas, competições esportivas, pets;- Lavanderias, apenas telentrega, pegue/leve ou drive thru;-  Todas as áreas comuns de lazer dos condomínios devem permanecer fechadas. Academias destes locais, somente atendimento individualizado sob agendamento;- Missas e serviços religiosos: sem atendimento ao público.

Podem funcionar com 25% dos trabalhadores, para captação de áudio e vídeo das celebrações;- Suspensão das aulas presenciais, exceto para a Educação Infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental (é opcional o ensino remoto). Está autorizado somente o ensino remoto, em todos os níveis, nas escolas e instituições públicas e privadas;- Cursos de dança, música, idiomas e esportes também não têm permissão para funcionar presencialmente. 

Podem funcionar com restrições:
Comércio essencial: na rua ou em centros comerciais e shoppings. Equipes de, no máximo, 25% dos trabalhadores são permitidas e ocupação de uma pessoa a cada 8m²;- Restaurantes: apenas com telentrega e pague e leve, e 25% da equipe de trabalhadores. Essa definição também vale para lanchonetes, lancherias e bares;- Bancos, lotéricas e similares: podem realizar atendimento individual, sob agendamento, com 50% dos funcionários;- Transporte coletivo municipal e metropolitano: é permitido ocupar 50% da capacidade total do veículo, com janelas abertas;- Indústria, com 75% dos trabalhadores, presencial restrito;

Serviço público: apenas áreas da saúde, segurança, ordem pública e atividades de fiscalização atuam com 100% das equipes. Demais serviços atuam com no máximo 25% dos trabalhadores presencialmente. Serviços essenciais à manutenção da vida, como assistência à saúde humana e assistência social, seguem operando com 100% dos trabalhadores e atendimento presencial;- Locais públicos abertos, como parques, praças, faixa de areia e mar, devem ser utilizados somente para circulação, respeitado o distanciamento interpessoal e o uso obrigatório e correto de máscaras.

É proibida a permanência nesses locais..O governo fez um comparativo entre as bandeiras preta e vermelha: 

https://www.estado.rs.gov.br/upload/arquivos//protoc-comparativo-preta-verm-250221.pdf.

Texto: Vanessa Martins/PMCEdição:
Gisele Ortolan/PMC
Arte: Alessandra Fagundes/PMC

Fonte: Prefeitura de Cachoeirinha

About Author

admin

admin

Liber iudicabit scribentur quo an, quo id porro labitur tractatos, sea dolorum forensibus disputando ut. Mel nibh sonet ne, laudem vidisse habemus ei sed, te stet diceret necessitatibus nam. Molestie vituperatoribus est an, an dicunt aeterno usu, cu mea admodum interesset. At etiam discere euismod has.

Related Articles

%d blogueiros gostam disto: