Cachoeirinha vai integrar Consórcio Público para a compra de vacinas – cachoeirinhaNEWS.net

cachoeirinhaNEWS.net

News

 Breaking News

Cachoeirinha vai integrar Consórcio Público para a compra de vacinas

Foto: Gisele Ortolan

Cachoeirinha vai integrar Consórcio Público para a compra de vacinas
março 02
16:04 2021

O consórcio deve ser instituído e instaurado até o dia 22 de março, e dará suporte aos municípios caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), do Governo Federal, não consiga suprir a demanda nacional.

Nesta segunda-feira, 1° de março, o prefeito de Cachoeirinha, Miki Breier, participou de reunião com outros 300 prefeitos para tratar sobre a criação de um Consórcio Público, liderado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), visando à aquisição direta de vacinas contra a Covid-19. A FNP reúne 412 cidades com mais de 80 mil habitantes, mas os municípios que estão fora deste escopo também poderão participar. Mais de 100 municípios já se mostraram favoráveis à iniciativa.

      O consórcio deve ser instituído e instaurado até o dia 22 de março, e dará suporte aos municípios caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), do Governo Federal, não consiga suprir a demanda nacional. Para participar, o município deve preencher um formulário específico, disponível no site da FNP, até esta sexta-feira, 05 de março.

       Conforme o prefeito, não se trata de nenhum tipo de enfrentamento em relação ao Governo Federal, porém Cachoeirinha quer agilizar a compra das vacinas. “Já encaminhamos a adesão a esse consórcio. Continuaremos recebendo as vacinas via Ministério da Saúde, mas também poderemos adquirir mais doses através do consórcio”, explicou Miki. O Projeto de Lei para a participação no consórcio será encaminhado à Câmara de Vereadores, pois também necessita da aprovação do Legislativo.

       Embora seja obrigação do Governo Federal adquirir imunizantes para a população, a situação de extrema urgência permite a criação de um Consórcio Público para acelerar o processo. O STF autorizou a compra direta de imunizantes e insumos por Estados e Municípios, caso o PNI não supra a demanda, o que dá segurança jurídica aos trâmites.

       Atualmente, a vacinação contra a Covid-19 no município está sendo feita nas pessoas acima de 80 anos, nas UBSs Décio Martins Costa e Ildo Caçapava, nas ESFs Carlos Wilkens, José Ari, Vereador José Ramos, Canarinho, Jardim Betânia e no Centro do Idoso. Não é necessário agendamento, e o horário de atendimento é das 8h30min às 11h30min e das 13h às 16h30min. É preciso apresentar Documento de Identidade e comprovante de residência, ambos original e cópia.


Texto: Andressa de Bem e Canto
Foto: Gisele Ortolan
Edição: Gisele Ortolan

Fonte: Prefeitura de Cachoeirinha

About Author

admin

admin

Liber iudicabit scribentur quo an, quo id porro labitur tractatos, sea dolorum forensibus disputando ut. Mel nibh sonet ne, laudem vidisse habemus ei sed, te stet diceret necessitatibus nam. Molestie vituperatoribus est an, an dicunt aeterno usu, cu mea admodum interesset. At etiam discere euismod has.

Related Articles

%d blogueiros gostam disto: