Com recorde de internações no Estado, Eduardo Leite suspende a cogestão – cachoeirinhaNEWS.net

cachoeirinhaNEWS.net

News

 Breaking News
  • VACINAÇÃO NESTA SEGUNDA-FEIRA, 26 🚨 ATENÇÃO: O intervalo entre primeira e segunda dose de AstraZeneca e Pfizer é de 12 semanas. 💉 ASTRAZENECA: ▪️Apenas segundas doses para quem está no prazo. 🏥Unidades: ESF Carlos...
  • VACINAÇÃO NESTA SEXTA-FEIRA, 23 ▪️ 33+ Público em geral ▪️18+ Caminhoneiros, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, profissionais da saúde, trabalhadores da educação, grupos anteriores que não receberam nenhuma vacina e quem já está...
  • VACINAÇÃO NESTA QUARTA-FEIRA, 21 Apenas segundas doses de AstraZeneca e Coronavac para quem já está no prazo. A aplicação de primeiras doses será retomada assim que chegarem novas remessas. 🏥 Unidades: ESF Carlos Wilkens,...
  • AUXÍLIO EMERGENCIAL: Os profissionais do esporte já podem fazer seu requerimento Para os trabalhadores da Cultura, o primeiro passo será realizar seu cadastro cultural. Os documentos devem ser entregues no Shopping do Vale. A prefeitura receberá até 29/07 os requerimentos dos...
  • VACINAÇÃO NESTA SEGUNDA-FEIRA, 19 Nesta segunda-feira, 19, a vacinação está aberta para o público em geral com mais de 35 anos, população acima de 18 anos dos seguintes grupos: caminhoneiros, pessoas com comorbidades ou...

Com recorde de internações no Estado, Eduardo Leite suspende a cogestão

Imagem/Reprodução

Com recorde de internações no Estado, Eduardo Leite suspende a cogestão
fevereiro 25
18:17 2021

Nesta quinta-feira, são 4.925 gaúchos internados.
Cogestão permitia mudanças em regras da classificação de bandeiras

Com o objetivo de conter o avanço da pandemia de coronavírus, o governador Eduardo Leite (PSDB) comunicou à Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) que o sistema de cogestão no modelo de distanciamento controlado está suspenso. Em uma reunião online com os prefeitos, o governador, a secretária estadual de saúde, Arita Bergmann, o vice-governador Ranolfo Vieira Jr. e assessores técnicos apresentaram dados alarmantes sobre o avanço da Covid-19 em solo gaúcho. Em todos os cenários apresentados, segundo o governo, este é o pior momento da pandemia no Estado.

Região de Santa Maria apresentou isolamento médio de 37,5% na última semana

A suspensão da cogestão vale a partir deste sábado até o domingo da semana que vem. Dessa forma, os prefeitos terão que aplicar as restrições de acordo com a bandeira definida pelo modelo de distanciamento e seguir o que dita a medida estadual. 

_ A minha decisão é pela suspensão da cogestão, mas para que essa decisão se efetive ela precisa dos prefeitos. Por isso estamos aqui para ouvir os prefeitos e saber se teremos essa parceira para atingir os resultados _ disse Leite.

Mais 13,1 mil vacinas contra a Covid-19 chegam para a região de Santa Maria

Ao explicar aos chefes do Executivo, representantes do governo apresentaram os dados sobre o agravamento das internações no Rio Grande do Sul. Neste momento, as internações nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) estão 3,2 vezes superior à média dos ciclos anteriores. De acordo com a secretária Arita, hoje, 60% dos gaúchos que chegam às UTIs morrem, sendo que em fevereiro este número está em 74%.

Pacientes já começam a ser transferidos em hospitais de Santa Maria

Emocionada, a secretária fez um desabafo, ressaltando aos prefeitos que, até esta quinta-feira, mais de 12 mil gaúchos já perderam a vida, e se continuar neste ritmo, a tendência é que se chegue a 200 mortes por dia. Assim, em 15 de março, seriam 15 mil vidas perdidas para a Covid-19:

_ Mais de 12 mil gaúchos já perderam a vida para a Covid-19, número maior do que a população de 351 municípios gaúchos. Diante desse cenário catastrófico, a necessidade seria abrir 60 novos leitos de UTI por dia, mas isso jamais será possível.

De acordo com o governo do Estado, nesta quinta-feira há 4.925 gaúchos internados (número maior que a população 230 municípios gaúchos).

PREFEITOS

Prefeitos de diversas regiões do Estado se manifestaram, e, apesar de muitos serem a favor da cogestão, afirmaram que vão acatar as decisões do governo para conter à Covid-19 no Rio Grande do Sul.

CICLOS DOS PICOS DE INTERNAÇÕES (leitos clínicos e UTI)

  • Primeiro ciclo (jul) – 64 média de internações por dia
  • Segundo ciclo (nov) – 67 média de internações por dia
  • Hoje – 246 média de internações por dia (variação segue aumentando com tendência de crescimento)

LEITOS DE UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

  • Primeiro ciclo (jun/jul/ago) – 9,6 internados/dia
  • Segundo ciclo (nov/dez) – 10,2 internados/dia
  • Hoje – 31,8 internados/dia
  • *A taxa atual de crescimento nas UTIs é 3,2 vezes superior à média dos ciclos anteriores

MORTES NAS UTIs

  • Média de mortes nas UTIs – 60%
  • Fevereiro – 74,94% morreram e 25,06% se recuperaram

LEITOS CLÍNICOS

  • Primeiro ciclo (jun/jul) – 28,5 internados/dia
  • Segundo ciclo (nov) – 23,4 internados/dia
  • Hoje – 103,5 internados/dia
  • * A taxa atual de crescimento nos leitos clínicos é quase 4 vezes superior à média dos ciclos anteriores

Ministério Público e Defensoria Pública emitem ofício apoiando a reavaliação da cogestão

O Ministério Público Federal em conjunto com o Ministério Público do Trabalho, a Defensoria Pública da União e a Defensoria Pública do Estado encaminharam, na quarta-feira, um ofício ao governador Eduardo Leite solicitando a reavaliação do sistema de cogestão no atual contexto da pandemia de Covid-19 no Rio Grande do Sul. As instituições afirmam aderir as considerações técnicas do Comitê Científico de Apoio ao Enfrentamento à pandemia. Para embasar o ofício, foram feitas pelo menos 30 considerações em que são ressaltadas as preocupações com a velocidade da propagação do coronavírus em solo gaúcho e os indicadores que apontam para um possível colapso do sistema de assistência à saúde.

Fonte: https://diariosm.com.br/

RECEBA NOTÍCIAS POR E-MAIL

Facebook – CachoeirinhaNEWS

Calendar

julho 2021
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
%d blogueiros gostam disto: