CORONAVAC: Cachoeirinha vacina cinco pessoas na largada da imunização – cachoeirinhaNEWS.net

cachoeirinhaNEWS.net

News

 Breaking News

CORONAVAC: Cachoeirinha vacina cinco pessoas na largada da imunização

Foto: Fernando Planella/PMC

CORONAVAC: Cachoeirinha vacina cinco pessoas na largada da imunização
janeiro 20
10:28 2021

As primeiras 748 doses destinadas ao município foram buscadas pelo prefeito e o secretário de Saúde, Juliano Paz, durante a tarde.

O ato simbólico que deu início à vacinação contra a Covid-19 em Cachoeirinha foi realizado nesta terça-feira, 19, às 17h, no Hospital de Campanha e transmitido ao vivo pela página da Prefeitura no Facebook. 

A equipe de imunização da Secretaria da Saúde, em uma ação coordenada, vacinou simultaneamente as cinco primeiras pessoas da cidade: Jaqueline da Silva Rodrigues, Técnica em Enfermagem; Maria Pereira Brito, de 76 anos residente do Lar Residencial do Bosque; Dirnei Pereira Carvalho, Enfermeiro Supervisor do Hospital Padre Jeremias; Claiton Portal da Silva, servidor da SAMU; e Alexandre Ricciardi, Médico Plantonista da UPA 24H.
“Como símbolo de resistência e cuidado com a vida e saúde da nossa população, escolhemos o Hospital de Campanha como local para iniciar a imunização da nossa população e dos nossos profissionais de saúde”, ressaltou o prefeito Miki Breier. Cachoeirinha foi uma das primeiras cidades da região metropolitana a inaugurar um Hospital de Campanha, local que, desde sua abertura em abril, já atendeu mais de 15 mil pacientes.
As primeiras 748 doses destinadas ao município foram buscadas pelo prefeito e o secretário de Saúde, Juliano Paz, durante a tarde. Pelo Plano de Imunização, elaborado pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, alinhado ao Plano Nacional, os primeiros a receberem a vacina serão os idosos das Instituições de Longa Permanência – asilos, funcionários destes locais, além dos profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente do combate à Covid-19. Gestantes e menores de 18 anos não foram liberados pela Anvisa para os imunizantes.


“Nesta primeira fase, as doses recebidas serão aplicadas pela equipe de vacinação diretamente nos lares permanentes e nas unidades de saúde que estão trabalhando na linha de frente de combate à pandemia”, explica o secretário. 

Quem receber a primeira dose da CoronaVac deverá ser revacinado com o mesmo imunizante. Por isso, a Secretaria da Saúde do Estado reservará as segundas doses. Como o efeito da vacina demora entre 30 e 60 dias, é fundamental que a população continue com os cuidados. 

Conforme a Coordenadora de Imunização, na campanha de vacinação da Covid-19 será utilizado um aplicativo do SUS, no qual serão cadastrados os vacinados e feito o acompanhamento do processo de imunização. “A previsão é de que cada vacina demore, em média, 10 minutos para ser concluída desde a realização do cadastro até a aplicação do imunizante”, informa Kelly Freitas.

Cinco primeiros vacinados em Cachoeirinha:
• Jaqueline da Silva Rodrigues, 39 anos, Técnica em Enfermagem com 20 anos de profissão, atua no HC desde a abertura em abril;

• Maria Pereira Brito, 76 anos, portadora da doença de Alzheimer, reside há 12 meses no Lar Residencial do Bosque;

• Dirnei Pereira Carvalho, 43 anos, Enfermeiro Supervisor do Hospital Padre Jeremias há dois anos e seis meses, atuante da UTI Covid;

• Claiton Portal da Silva, 37 anos, Técnico em Enfermagem, servidor da SAMU Cachoeirinha há três anos;

• Alexandre Ricciardi, 47 anos, Médico Plantonista da UPA 24H.

Texto: Judy Wroblewski/PMC
Edição: Gisele Ortolan/PMC
Foto: Fernando Planella/PMC

RECEBA NOTÍCIAS POR E-MAIL

Facebook – CachoeirinhaNEWS

Calendar

junho 2021
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
%d blogueiros gostam disto: