EDUCAÇÃO: Aulas retornam de forma híbrida nos dias 8 e 18 de fevereiro em Cachoeirinha – cachoeirinhaNEWS.net

cachoeirinhaNEWS.net

News

 Breaking News

EDUCAÇÃO: Aulas retornam de forma híbrida nos dias 8 e 18 de fevereiro em Cachoeirinha

Foto: Larissa Ribeiro

EDUCAÇÃO: Aulas retornam de forma híbrida nos dias 8 e 18 de fevereiro em Cachoeirinha
fevereiro 04
16:59 2021

Primeiro retornam as EMEIs e depois as EMEFs. O ensino presencial terá limite de 50% de ocupação dos espaços. Pais ou responsáveis poderão optar pelo ensino remoto.

As aulas presenciais nas escolas municipais de Cachoeirinha retornam no dia 8 de fevereiro nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e no dia 18 de fevereiro nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs). Os espaços terão limite de ocupação de 50%, além de uma série de outras regras que visam à proteção da comunidade escolar.

Porém, conforme esclareceu a secretária municipal da Educação Rosa Maria Lippert em live nesta quinta-feira, 4, na página da Prefeitura no Facebook, os pais ou responsáveis pelos alunos podem optar pelo ensino remoto. “A escola vai fornecer um termo de responsabilidade, em que eles terão de se comprometer a receber as atividades e auxiliar seus filhos a fazerem as tarefas em casa, para que seja garantida a qualidade do ensino”, explicou. Segundo ela, o Conselho Nacional de Educação já autorizou este tipo de ensino até o final de 2021.

O prefeito Miki Breier esclareceu que o ensino presencial já está sendo realizado em diversas partes do mundo e do Brasil. “Cachoeirinha não é uma ilha. Precisamos entender que os números de contaminação estão estabilizados e que a vacina já é uma realidade. Além disso, precisamos tratar a educação como uma prioridade também. Alguns setores sequer pararam durante a pandemia e tudo já está funcionando. Precisamos que as escolas funcionem também, com toda a segurança e protocolos rígidos de prevenção”, alertou.

COE Municipal

A secretária de Educação lembrou que o COE Municipal (Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação) está vistoriando uma a uma as escolas e liberando conforme observe todas as condições para o retorno presencial das aulas. Na quarta-feira, 3, ela e o secretário municipal de Saúde, Juliano Paz, se reuniram com todos os diretores de escolas para discutirem o planejamento deste retorno. “Tudo está sendo discutido e combinado de acordo com realidade de cada escola e de cada comunidade. Existe uma flexibilidade muito grande que permite esta adaptação”, disse Rosa Maria.

Assista à live completa AQUI. Conheça o decreto que estabelece as normas para o retorno das aulas presenciais AQUI.

Algumas das regras que deverão ser seguidas na sala de aula:

– Organizar as mesas e cadeiras para que, na sala de aula, os alunos fiquem em distância mínima de 1,5 m entre eles, em todas as direções;

– Observar o distanciamento interpessoal mínimo de 2 m nos locais de alimentação coletiva ou em que houver a necessidade de retirada da máscara;

– Evitar o contato entre as turmas, estabelecendo rotas e fazendo horários escalonados de intervalo, para que alunos de turmas diferentes não frequentem as áreas comuns de forma simultânea, inclusive nos horários de entrada e saída da escola;

– Organizar horários determinados para fluxo em outros locais de uso comum, sendo vedada atividades coletivas que envolvam aglomeração ou contato físico.


Redação: Vanessa Martins
Edição: Gisele Ortolan
Foto: Larissa Ribeiro

RECEBA NOTÍCIAS POR E-MAIL

Facebook – CachoeirinhaNEWS

Calendar

junho 2021
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
%d blogueiros gostam disto: