Estado define cogestão e Cachoeirinha seguirá regras de Bandeira Vermelha – cachoeirinhaNEWS.net

cachoeirinhaNEWS.net

News

 Breaking News
  • VACINAÇÃO NESTA SEGUNDA-FEIRA, 27 PRIMEIRA DOSE: ▪️ Adolescentes de 12 a 17 anos Menores de 16 anos precisam levar autorização dos pais ou estarem acompanhados. 🏥 ESF José Ari, ESF Carlos Wilkens, UBS Ildo...
  • VACINAÇÃO NESTA TERÇA-FEIRA, 21 Cachoeirinha seguirá vacinando adolescentes sem comorbidades conforme orientações da Secretaria Estadual de Saúde. Jovens maiores de 16 anos não precisam ir acompanhados dos responsáveis até à Unidade de Saúde para...
  • VACINAÇÃO NESTA QUARTA-FEIRA, 15 Foi liberada a vacinação para adolescentes de 17 anos sem comorbidades. Pessoas desta faixa etária não precisam ir acompanhadas dos responsáveis até à Unidade de Saúde para receber a aplicação...
  • VACINAÇÃO NESTA SEGUNDA-FEIRA, 13 PRIMEIRA DOSE: ▪️ 18+ Público em geral ▪️Trabalhadores da Indústria de Cachoeirinha e públicos anteriores ▪️18+ Grávidas e Puérperas 🏥 UBS Décio e UBS Ildo Caçapava ▪️ Adolescentes de 12...
  • Limite de 2,5 mil pessoas e uso obrigatório de máscara; veja as regras de eventos esportivos no RS Abertura é permitida com 40% da capacidade de cada setor. Medida é válida a partir deste sábado (4). Governo espera concluir aplicação da 2ª dose para população adulta em outubro....

Estado define cogestão e Cachoeirinha seguirá regras de Bandeira Vermelha

Foto: Reprodução

Estado define cogestão e Cachoeirinha seguirá regras de Bandeira Vermelha
fevereiro 22
22:47 2021

Aulas são autorizadas no sistema híbrido. Período de proibição para atividades e circulação de pessoas será ampliado das 20h às 5h. Decreto será publicado nesta terça com a informações setoriais

Mesmo em Bandeira Preta, Cachoeirinha poderá seguir as determinações da Bandeira Vermelha. O anúncio foi feito pelo governador Eduardo Leite no final da tarde desta segunda-feira, 22, quando foi confirmado o mapa definitivo da 42ª rodada do Distanciamento Controlado. Até esta data, a cidade adotava as regras da Bandeira Laranja pela cogestão da Região 10.

Conforme o prefeito Miki Breier, o decreto municipal contendo as determinações setoriais será publicado nesta terça-feira no Diário Oficial, seguindo as orientações do decreto estadual.

As aulas na Bandeira Vermelha, de acordo com o governo estadual, estão autorizadas no sistema híbrido, cumprindo o todos os protocolos de prevenção ao Coronavírus. O assunto foi debatido pelo prefeito Miki Breier com os prefeitos da Região Metropolitana em reunião ainda na noite desta segunda. O prefeito também se manifestou em uma live: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2796650157268490&id=100007705980275

AMPLIAÇAO DO HORÁRIO DE PROIBIÇÃO DE ATIVIDADES

Outra medida anunciada na segunda-feira pelo governo estadual para tentar conter o avanço da Covid-19 é a ampliação do horário de suspensão de atividades, que passa a iniciar às 20h, não mais às 22h, e segue até às 5h.

Devem estar fechados, sem clientes, estabelecimentos de atendimento ao público, reuniões, eventos, aglomerações e circulação de pessoas tanto em áreas internas quanto externas, em ambientes públicos ou privados.

As exceções devem ser mantidas: farmácias, hospitais e clínicas médicas, serviços funerários, serviços agropecuários, veterinários e de cuidados com animais em cativeiro, assistência social e atendimento à população vulnerável, hotéis e similares, postos de combustíveis e estabelecimentos dedicados à alimentação e hospedagem de transportadores de cargas e de passageiros, estabelecimentos que funcionem em modalidade exclusiva de tele-entrega e Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa). A suspensão geral também não atinge atividades industriais noturnas.

A vigência das novas bandeiras será de 23 de fevereiro a 1º de março. O decreto estadual deve ser publicado ainda nesta segunda, dia 22. A taxa de ocupação geral dos leitos de UTI do RS no último domingo era de 85,1%. “Certamente o agravamento da pandemia não se dá por conta de quem está trabalhando com todos os cuidados sanitários. As aglomerações estão acontecendo a cada final de semana e feriado. A conta chegou. Agora precisamos retomar medidas coletivas de mais cuidado”, Miki Breier.

AULAS SEGUEM NO SISTEMA HÍBRIDO

De acordo com a cogestão da Bandeira Vermelha, as aulas seguem de forma híbrida para todos os estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal. As atividades de educação da rede privada também estão autorizadas a funcionar.

Para todos os casos, os espaços presenciais têm limite de ocupação de 50%, além de uma série de outras regras que visam à proteção da comunidade escolar. Os alunos devem entram e sair da escola de forma escalonada para evitar aglomeração, assim como acontece na hora da alimentação e intervalo. Em escolas com refeitórios menores, a refeição é feita na sala de aula.

O uso de máscara, álcool em gel, tapete sanitário e a medição da temperatura também estão entre as medidas obrigatórias. “Estamos agindo com muita cautela e responsabilidade para que toda a comunidade escolar esteja segura”, ressalta o prefeito Miki Breier.

As escolas da rede municipal também devem informar imediatamente para a Secretaria Municipal de Educação (SMED) e ao COE-E Municipal quando da presença de casos suspeitos ou confirmados O decreto que estabelece as normas para o retorno está disponível em https://cachoeirinha.atende.net/atende.php?rot=1&aca=119&ajax=t&processo=viewFile&ajaxPrevent=1612467349970&file=4AE8C97D4D99AFDE46DFB90002A4E71B6D4514C4&sistema=WPO&classe=UploadMidia

O COE Municipal (Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação) realizou a vistoria das escolas e todas foram liberadas por obedecerem as condições para o retorno presencial das aulas.

Em 2020, Cachoeirinha foi uma das primeiras cidades do Estado a suspender as aulas. O decreto foi publicado no dia 16 de março. Ao logo de todo o ano, foi orientado para que as escolas se preparassem para o retorno usando o valor dos repasses da gestão para a compra dos EPIs necessários. “Todas as escolas têm os materiais necessários, assim como a Secretaria de Educação tem estoque para atender as unidades que tiverem dificuldades”, informa a secretária de Educação, Rosa Lippert. A gestora lembra que as aulas acontecem de forma híbrida com a opção de atividade remotas ou presenciais. “Criamos um termo de compromisso que é assinado pelo responsável optando pelo presencial ou apenas o virtual, pois entendemos que, neste momento não podemos ter uma obrigatoriedade.”

As escolas dividiram as turmas por grupos para garantir o distanciamento. Há um rodízio entre eles, permitindo que se alternem semanalmente assim como acontece com as aulas presenciais e remotas. “Todas as instruções foram repassadas em reuniões entre as direções das escolas com os pais e responsáveis”, destaca.

PREFEITO MIKI PEDE COLABORAÇÃO DA POPULAÇÃO

“Quero pedir serenidade. Precisamos lidar com a realidade e ela aponta que a pandemia não acabou. Por isso, todos os cuidados que já conhecemos – distanciamento, uso de máscara e higienização das mãos – continuam sendo fundamentais”, destaca o prefeito Miki Breier.

Na quinta-feira, dia 25, o prefeito volta a reunir com o governo e o Gabinete de Crise estadual irá avaliar como está a ocupação de leitos e as fiscalizações de aglomeração.

Texto: Gisele Ortolan/PMC; com informações do Governo do Estado
Foto: Reprodução

About Author

admin

admin

Liber iudicabit scribentur quo an, quo id porro labitur tractatos, sea dolorum forensibus disputando ut. Mel nibh sonet ne, laudem vidisse habemus ei sed, te stet diceret necessitatibus nam. Molestie vituperatoribus est an, an dicunt aeterno usu, cu mea admodum interesset. At etiam discere euismod has.

Related Articles

%d blogueiros gostam disto: