cachoeirinhaNEWS.net

News

 Breaking News

IMUNIZAÇÃO: Cachoeirinha está pronta para receber as vacinas

Foto: Fernando Planella/PMC

IMUNIZAÇÃO: Cachoeirinha está pronta para receber as vacinas
janeiro 18
14:11 2021

Primeiros imunizados serão os moradores das Instituições de Longa Permanência e profissionais de saúde

Na manhã desta quinta-feira, dia 18, o prefeito Miki Breier e o vice-prefeito Maurício Medeiros, juntamente com o secretariado, definiram e encaminharam o plano de imunização elaborado pela equipe da Secretaria Municipal da Saúde.

O modelo ajustado, que também foi apresentado a vereadores, garante que a cidade está pronta para iniciar o processo de vacinação. Alinhado ao Plano Nacional de Imunização, os primeiros a receberem as vacinas serão os moradores e moradoras das Instituições de Longa Permanência, juntamente com os funcionários destas casas, além dos profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente do combate à Covid-19.

Gestantes e menores de 18 anos não foram liberados pela Anvisa para os imunizantes.A Secretaria Municipal já tem os levantamentos das doses necessárias e aguarda a definição do Estado sobre quantas serão destinadas para Cachoeirinha. “Assim que chegarem, elas serão separadas e encaminhadas de maneira que não tenhamos nenhum desperdício”, aponta Kelly Freitas, Coordenadora de Imunização. Quem receber a primeira dose da CoronaVac deverá ser revacinado com o mesmo imunizante. Por isso, a Secretaria da Saúde reservará as segundas doses que devem ser aplicadas em 15 dias. Como o efeito da vacina demora entre 30 e 60 dias, é fundamental que a população continue com os cuidados. “Estamos diante de um momento histórico, mas início da vacinação, muito aguardada por todos, ainda não significa que estamos liberados das medidas sanitárias e de prevenção. Este será um processo longo e exigirá ainda muito de cada um de nós.”, ressalva o prefeito Miki Breier. 

A fim de atender toda a cidade a partir da chegada de novas doses, foram definidos oito locais para a vacinação. “A rede atende a regionalização e prevê a cobertura de toda a cidade. A definição levou em conta a experiência de outras campanhas, através de reuniões de planejamento para definir a melhor forma de trabalho.

É uma estratégia de guerra contra um inimigo em comum: o Cornavírus”, destaca Juliano Paz, secretário municipal de Saúde.O plano de vacinação contará com 50 vacinadores e Cachoeirinha já tem 10 mil seringas e agulhas em estoque e a logística dos insumos, EPIs e materiais de controle também estão reservados. Conforme a Coordenadora de Imunização, na campanha de vacinação da Covid-19 será utilizado um aplicativo do SUS, no qual serão cadastrados os vacinados e feito o acompanhamento do processo de imunização. “A previsão é de que cada vacina demore, em média, 10 minutos para ser concluída desde a realização do cadastro até a aplicação do imunizante”, informa Kelly Freitas.

Foto: Fernando Planella/PMC

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment

CachoeirinhaNEWS

Calendar

março 2021
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031