IMUNIZAÇÃO: Cachoeirinha terá 730 doses da vacina de Oxford contra a Covid-19
Foto/Reprodução

Município está vacinando 812 pessoas dos grupos prioritários com a Coronavac e a segunda dose para estas pessoas está guardada no Estado
Cachoeirinha deve receber nesta quarta-feira, 27, mais 730 doses da vacina contra o coronavírus. Desta vez, o imunizante será o de Oxford, desenvolvido pela AstraZaneca e a Universidade em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A informação foi divulgada durante live de atualização, disponível em: https://www.facebook.com/prefeituradecachoeirinha/videos/418121152839305.
Seguindo os protocolos do Ministério da Saúde, as vacinas estão sendo aplicadas progressivamente nos grupos prioritários que somam 2,5 mil pessoas: profissionais de saúde da linha de frente em hospitais, Atenção Básica e rede de urgência e emergência, residentes e trabalhadores de Instituições de Longa Permanência (ILP). Gestantes e menores de 18 anos não foram liberados pela Anvisa para os imunizantes, pois não participaram dos testes.
Somadas as três remessas, Cachoeirinha garante a vacinação de 1.542 pessoas. O prefeito Miki Breier ressalta a importância da vacinação. “Não podemos obrigar as pessoas a receberem a vacina, mas existem restrições para quem não seguir o plano de vacinação. Isso é pensar no coletivo e na saúde de todos”. O secretário de Saúde, Juliano Paz, explicou a eficácia dos imunizantes. “Ambas estão aprovadas pela Anvisa e são eficazes e diminuem as chances de infecção e a gravidade da doença.”
De acordo com o cronograma, nesta quarta-feira, 27, deve ser concluída a imunização dos idosos e idosas moradores nas Instituições de Longa Permanência. A previsão é de que até quinta-feira, 28, seja concluída a vacinação dos profissionais que trabalham na linha de frente do combate à pandemia, de terça até esta quinta, dia 28, estão sendo vacinados os profissionais da UPA 24 horas.
O prefeito Miki Breier lembra que há a expectativa de novas remessas. “Vamos trabalhar com o que temos, com muita calma. Gradualmente a produção da vacina vai aumentando e vai chegar a nossa vez. Neste momento, é importante mantermos os cuidados: lavar as mãos, usar álcool gel, manter o distanciamento, usar a máscara e evitar as aglomerações, até que todos estejamos protegidos”, disse. O efeito da vacina demora entre 30 e 60 dias, portanto é fundamental que a população continue com os cuidados.
O processo de imunização em Cachoeirinha teve início no dia 19, às 17h, no Hospital de Campanha, em ato transmitido ao vivo pela página da Prefeitura no Facebook. A equipe de imunização da Secretaria da Saúde, em uma ação coordenada, vacinou simultaneamente os cinco primeiros representantes dos grupos prioritários.
Texto: Judy Wroblewski/PMC
Edição: Gisele Ortolan/PMC
There are no comments at the moment, do you want to add one?
Write a comment